11/09/2015

COMO A AURORA PRECURSORA


 













Quem não viu nosso Gaúcho Laçador com sua prancha de surf sob o braço, pedindo carona para a praia de Cidreira ontem pela manhã, é porque não acordou cedo.

Nesse frio de ranguear cusco, o guasca levantou com as galinhas, preparou seu mate, picou o fumo de corda, ordenhou a vaca e antes das seis da matina já tava devidamente pilchado pra se lançar nas ondas da ironia fina. E sem essa de roupa de neoprene. Ele ia de tirador e guaiaca, que é assim que se defende o taura macho, chê.

Foi a fiscalização da EPTC que melou a banda do coitado. Pra essas coisas o serviço é rápido. Arrancaram sem dó a planonda do vivente. O Coordenador da Memória Cultural da Secretaria de Cultura de Porto Alegre viu o ato como uma intervenção urbana pacífica - entendeu bem. Já o Prefeito, com menos espírito esportivo, não gostou, lamentando o risco de danificar o monumento. Ok, cada um no seu papel. 

Mas antes que você também ponha em riste seu dedo julgador, saiba que a prancha era de isopor e a manobra foi cuidadosamente engendrada por gente atenta e responsável – o pessoal do Surfari - que vive, respira e ama o que faz. Meu filho estava na equipe. Eu não sabia. Nem sempre se sabe o que os filhos fazem na rua durante a madrugada. Mas festejo que entre tantas opções desprezíveis, o meu esteja comprometido com a arte, a atitude, a alegria. Ainda que de forma assim subversiva.  

Os líderes da ação, Duda Linhares e Lucas Zuch, depois de pedirem desculpas ao Prefeito, explicaram: a ideia era aproveitar o espírito da Semana Farroupilha para enfatizar a pluralidade da cultura gaúcha e divulgar a curiosa modalidade de “Surfe Criollo”, em que o surfista é puxado por um cavalo à beira de um açude (veja aqui:  http://www.surfari.me/el-surf-criollo/).

Com isso eles também salientaram a interessante paridade entre o ginete e o surfista (ambos estão em contato com a natureza e em superfícies instáveis) e entre o campo e o mar (a linha do horizonte, a plenitude, a noção de grandeza – dão ao homem o seu devido tamanho e uma lição de humildade todo dia). E por fim, os rapazes confessaram sua felicidade: em meio a tantas notícias ruins, o monumento do Laçador Surfista fez muita gente dar risada.

Tamojunto, bagual!    

Não que eu seja praticante ou super fã do surf. Admiro-o como esporte e respeito a filosofia que o embala: a liberdade, o respeito à natureza, o equilíbrio, a fraternidade.  Minha ligação com o surf vai até aí, na rebentação. Mas prezo a liberdade acima de tudo, sobretudo a de expressão. Por isso estou aplaudindo com pés e mãos essa intervenção cultural tão criativa e irreverente.

Digo e repito: desconfio que por trás de movimentos de rebeldia há sempre uma ânsia revolucionária de paz. Então ‘mostremos valor, constância / nesta ímpia e injusta guerra’ e que ‘sirvam nossas façanhas / de modelo a toda terra’.

Mas bah.     



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não apague suas pegadas, deixe aqui sua impressão digital!