17/09/2015

COMO SE A VIDA FOSSE



Minha enteada chegou hoje do colégio com vários sentimentos colorindo os olhos – como se a vida fosse assim uma aquarela psicodélica de emoções. (E não é?)

Contou que a escola ofereceu uma programação especial para festejar os últimos “100 dias” das turmas prestes a se formar no Ensino Médio. Como se a vida fosse assim uma celebração. E é!

Ela e seus colegas foram recebidos no Refeitório para um café da manhã junto a funcionários e professores em clima animado – como se a vida fosse assim um grande encontro. E é!

Depois foram levados ao Jardim de Infância (ambiente em que muitos deles cresceram) onde então se divertiram com os pequeninhos do maternal - cantando, dançando, soltando bolhas de sabão - como se a vida fosse assim uma recreação. E é!

Logo após, assistiram a uma homenagem das crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Cada pequeno entregou a um formando o “último caderno” (em retribuição ao ritual inverso que ocorre todo início de ano: alunos grandes entregam aos iniciantes o “primeiro caderno”) – como se a vida fosse assim uma eterna troca. E é!

Daí teve cantoria, fotos, hino da escola, abraços, risadas. Como se a vida fosse assim um longo recreio. E é!

Para terminar a manhã, houve a entrega de cartas dos pais: cada aluno recebeu sua mensagem especial. Uma choradeira só. Como se a vida fosse assim pura comoção. E é!

Então minha enteada terminou seu relato. Olhei bem nos seus olhos. Tinha todas as cores: um vermelho alegre por concluir etapa tão significativa (afinal, passa-se mais de década frequentando a escola diariamente). Também um roxo triste e saudoso pelo que ficará (todo final envolve perdas). Um verde entusiasmado com o que está por vir (o futuro promete). Um azul sublime de insegurança frente ao desconhecido (incógnitas flutuam no ar). Um amarelo esperançoso pelo novo dia que amanhecerá (aconteça o que acontecer, o sol sempre brilhará).

...Como se a vida fosse assim uma aquarela psicodélica de emoções. (E não é?)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não apague suas pegadas, deixe aqui sua impressão digital!